quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Audiência Publica com a CELPE sobre quedas de Luz e iluminação publica

       
     Uma das audiências publicas mais esperadas até então pela população cedrense aconteceu no último dia 03/09/13 na Câmara de Vereadores onde no evento estavam presentes as autoridades do município como o Prefeito Neguinho, Presidente da Câmara Valgeanio e demais Vereadores, alguns secretários, representantes de comunidades e associações, estudantes da rede estadual e professores, população e ouvintes da Rádio Portal FM. Direto do Recife estavam presentes também uma equipe da CELPE, liderados podemos dizer assim, pela pessoa do senhor José Carlos. A câmara estava praticamente cheia.

       A audiência começou de fato com a apresentação de fotos e vídeo de ruas que estão em total escuridão ou parcialmente. No material mostrado pelos Vereadores Pelé e Zé de Benga ainda contava com depoimentos de moradores dos locais apresentados no telão. Ele fizeram suas queixas sobre as quedas, perdas e falta de iluminação e insegurança. 

       Após a apresentação do material o representante da CELPE, José Carlos, confirmou o que o Prefeito Neguinho antecipou, a região vai receber uma nova subestação de energia que está sendo concluída no município de Serrita-PE e vem para o sítio Reis, Cedro-PE, a mesma vai ajudar a melhora a qualidade de energia. Depois dos pareceres técnicos e explicações sobre os possíveis motivos das quedas de energia, que seria o crescimento de comunidades e esse alto consumo estaria prejudicando uma melhor distribuição. A parti de Janeiro do ano que vem (2014) os serviços de iluminação e manutenção passaram para as mãos da Prefeitura Municipal, tanto na compra e colocação do material. 

       Outro ponto bastante discutido foi a respeito da taxa de iluminação publica, imposto que o município estava cobrando, segundo foi dito, de maneira indevida. Esse quesito foi um dos pontos que deixaram as contas da cidade reprovadas. Moradores de ruas que estão na escuridão, estudantes, representantes comerciais, produtores rurais falaram sobre seus desafios e perdas, perdas que em certos casos que chegaram a mais de 1 milhão de reais por conta das quedas de energia na produção da cultura irrigada. O senhor José Carlos disse que qualquer dano causado por queda na luz poderia entra em contada com a empresa que o caso seria avaliado e tomadas as providências cabíveis. 

     Depois de muitos pareceres sobre iluminação a CELPE  explicou que surgindo novas ruas, ou loteamentos a responsabilidade de colocar a energia é da empresa, mas a colocação de lamparina é da Prefeitura. O representante falou que poderão ser trocadas luzes da cidade, Cedro tem mais de 300 postes, essas luzes seriam aumentada a potencia de 80, potencia padrão nacional, para 200 a 250, mas que isso traria um custo maior a cidade.

       O Blog Diário Cedrense logo após a audiência perguntou ao senhor José Carlos para esclarecer uma duvida, o Blog perguntou se não daria para fazer nas ruas o que agente faz em casa, trocar luzes amarelas (incandescentes) por luzes brancos (fluorescentes), assim poderia audar a diminuir o consumo da cidade e daria uma melhor aparência e visibilidade. O representantes disse que não seria possível por esse tipo de luz não eram utilizados nesses serviços, pois segundo ele, elas não aguentariam ficar por mais de 12 horas ligadas em alta tensão, além do sistema automático de ligar e desligar. O uso dessas lâmpadas só trariam mais gosto ao município. 

      A CELPE assumi o compromisso de a parti  da colocação em funcionamento da nova subestação  volta a Cedro com uma equipe para uma avaliação na energia e visitar os lugares mostrados no telão.

Vejam aqui mais fotos da Audiência com os Representantes da CELPE,
além de poder acompanhar todo a sessão na câmara em vídeo, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...