sábado, 30 de novembro de 2013

Black Friday brasileira tem recorde de queixas de consumidores

Nesta sexta-feira (29) de promoções do comércio, as queixas de consumidores bateram recordes. A chamada Black Friday, que copia uma prática dos comerciantes dos Estados Unidos, frustrou e irritou muitos brasileiros.
Ainda de madrugada a cena se repetia em diversas cidades brasileiras. Milhares de pessoas em filas enormes, esperando para levar o sonho de consumo por um preço mais camarada.
Nas primeiras 12 horas de promoção, só as vendas na internet já somavam a R$ 174 milhões. Mas a sexta-feira acabou ficando marcada pelo grande número de reclamações. Em um site que centraliza a insatisfação dos clientes, os maiores problemas registrados foram de consumidores que não conseguiram comprar os produtos anunciados. Ou então que nem conseguiram entrar na página das lojas.
Além de sites congestionados, havia filas virtuais para atendimento. Bruno começou a tentar comprar uma bicicleta à meia-noite. E seguiu tentando durante o dia todo. “Não consegui comprar”, conta.
Até as 18h já eram 5,6 mil reclamações via site. Insatisfação também com empresas que subiram os preços nos últimos dias para oferecer descontos falsos nesta sexta, com descontos bem abaixo do esperado.  Foi por esse motivo que Eduardo foi  para casa sem o celular que ele estava namorando há dois meses. “Ele não abaixou tanto. Para mim não está valendo a pena”, diz.
Para o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico, as ofertas não têm como agradar a todas as expectativas.
“É importante notar que o Black Friday oferece descontos em alguns produtos, em algumas categorias. O consumidor tem que entender que não é para a toda loja, para todas as categorias”, explica Pedro Guasti, diretor geral e-bit.
Os organizadores da Black Friday no Brasil divulgaram que a média de desconto ficou em 20%.
“No Brasil ainda não existe o milagre do grande desconto. Vai ficar manchado, arranhado a Black Friday desse ano de 2013, não, mas não foi um grande negocio pra o consumidor”, destaca Maurício Vargas, pres. do site do Reclame Aqui.

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