terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sindusgesso e Ministério Público planejam revolucionar o sistema produtivo no Polo Gesseiro

pologesseiroVerdadeira revolução nos processos produtivos do Polo Gesseiro do Sertão do Araripe está sendo planejada pelo Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O objetivo é fazer com que todas as indústrias do setor utilizem tecnologias que possibilitem o total reaproveitamento do gesso, por meio da adoção do conceito da “Plataforma Berço ao Berço”.
A plataforma, também conhecida como Economia Circular, prevê um processo de produção, uso e descarte de uma maneira cíclica, onde não se produz lixo. Na lógica, não há descarte. Tudo que sobra tem uma forma útil para outro ciclo, em um fluxo de materiais que se transformam.
Dentro do processo dessa revolução verde, o Sindusgesso e o Ministério Público trouxeram para Pernambuco a maior autoridade em economia circular. Especialista em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos, o químico alemão Michael Braungart é o palestrante principal do “Seminário Internacional Além da Sustentabilidade”. O evento começou nesse domingo (17) e segue até quinta-feira (21) no Centro Tecnológico do Gesso em Araripina.
No decorrer dos cinco dias do evento, Braungart cumprirá uma agenda técnica e científica com mais de 150 empresários do polo gesseiro, promotores ambientais, representantes de governos federais, estaduais e municipais, acadêmicos e pesquisadores. O Polo Gesseiro é o primeiro do setor da economia pernambucana a aderir ao acordo para redução de resíduos sólidos do Ministério Público.
Da redação do Blog Alvinho Patriota

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...