segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Semana começa com previsão de tempo instável em grande parte do Brasil

SUDESTE

Alfredo AntillonCom o avanço de uma nova frente fria, a terça, dia 10, começa com tempo fechado, chuvas e risco de temporais sobre o Estado de São Paulo. Entre o fim da manhã e começo da tarde, as chuvas se espalham pelo sul de Minas e do Rio de Janeiro e é só no final do dia que praticamente todo Sudeste tem um tempo mais carregado e com chuvas. Entre a tarde e a noite, o risco para temporais ocorre principalmente no litoral sul paulista, e na região de divisa entre o norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Estado fluminense. Por conta do aumento da nebulosidade a temperatura cai principalmente na faixa leste. No interior, o calor segue intenso.

Na quarta, dia 11, pancadas de chuva atingem toda a região. As chuvas mais intensas já ocorrem desde as primeiras horas do dia entre o Vale do Paraíba, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Ao longo do dia, a chuva chega ao restante da região e há potencial para temporais. Por conta da nebulosidade, as temperaturas sofrem declínio ao leste da região, mas o tempo ainda segue abafado.

Na quinta, dia 12, a frente fria se desloca para o norte da região. As chuvas mais intensas ocorrem entre Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

SUL
A terça começa com chuvas fortes e temporais sobre a metade leste dos Estados de Santa Catarina e do Paraná, assim, há risco para transtornos em cidades como Florianópolis e Curitiba. No restante da região, segue chovendo de forma mais fraca e isolada. Já no decorrer da tarde, as chuvas vão perdendo intensidade. No oeste Gaúcho, o tempo fica firme e aos poucos a nebulosidade diminui. As temperaturas ficam mais baixas em relação aos últimos dias na maior parte da região. No oeste Paranaense, o calor segue intenso.

Na quarta, o tempo permanece instável e ainda chove entre a Serra Gaúcha, o leste de Santa Catarina e a maior parte do Paraná. De uma forma geral, as chuvas serão isoladas e os acumulados baixos. O tempo seco predomina entre o extremo oeste do Paraná e o interior do Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem amenas na faixa leste dos três Estados da região. No restante do Sul, faz calor. No restante da semana são esperadas altas temperaturas e apenas pancadas isoladas de chuva, principalmente nos finais de tarde, por causa do tempo abafado.

CENTRO-OESTE
Na terça, uma frente fria, que avança pela costa do Brasil, intensifica um canal de umidade que vem da Amazônia e passa pelo Centro-Oeste. Chove na maior parte da região no decorrer do dia. Os maiores acumulados devem atingir Mato Grosso do Sul e Goiás. Já no nordeste de Mato Grosso, o tempo fica firme. Mesmo com a previsão para pancadas de chuva na maior parte da região, o calor segue predominando.

Na quarta, instabilidades atingem o Centro-Oeste e a previsão é de pancadas de chuva sobre praticamente toda a região. Os maiores acumulados de chuva ainda devem ser registrados sobre Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. O tempo segue abafado em todos os Estados. Entre a quinta e o sábado, as instabilidades ganham força e aumenta o risco de temporais e altos volumes de água sobre Goiás e Distrito Federal.

NORDESTE
Chuvas isoladas ainda atingem o oeste baiano e parte da faixa sul da Bahia. No Piauí e Maranhão, as chuvas se espalham por mais regiões dos dois Estados. Na parte leste e no norte do Nordeste, o quadro de tempo seco continua, com baixos índices de umidade.

Na quarta, devem ocorrer chuvas sobre a parte sul da região Nordeste. Dessa forma, ocorrem pancadas em grande parte da Bahia, no extremo oeste de Pernambuco e no centro e sul dos Estados do Piauí e Maranhão, condição que persiste até o sábado. No Leste e Norte, o tempo se mantém seco.

NORTE
As pancadas de chuva, além de atingir o sul e oeste, agora predominam sobre a parte central do Estado, que inclui boa parte do Amazonas e Pará. Na parte norte, ainda predomina tempo seco e quente no Amapá, em Roraima e na faixa norte do Pará. Em Rondônia, a chuva é bem irregular.

A frente fria no norte da região Sudeste continua organizando as chuvas sobre a parte sul da região Norte. Dessa forma, chove do Tocantins ao Acre, além do sul dos Estados do Pará e Amazonas. Na parte norte da região, ocorrem apenas chuvas muito isoladas, alternadas com sol e calor.

 
SOMAR METEOROLOGIA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...