sexta-feira, 13 de julho de 2012

CEDRO(PE) MISTERIOSO- LENDAS CULTURAIS.

       O MUNICÍPIO DE CEDRO/PE É CERCADO POR LENDAS E CONTOS MISTERIOSOS. ANTES DA TV AS PESSOAS SE REUNIÃO PARA CONTAR HISTÓRIAS DE MITOS OU COMO ELES GOSTAM DE CHAMAR: "HISTÓRIAS DE TRANCOSO".

           O "CARNEIRO DE OURO", ESSA É UMA DAS LENDAS MAIS CONHECIDAS DO CEDRO/PE. DIZEM QUE ELE MORA NO CRUZEIRO (MORRO DO CHAPÉU) DENTRO DE UMA PEDRA, QUE LEMBRA MAIS UMA PORTA QUE FICA AO LADO DA MONTANHA, ELE TEM O CORPO COBERTO DE FIOS DE OURO E QUEM CONSEGUIR PEGA-LO NÃO PODE PEDIR AJUDA A NINGUÉM, POIS SE NÃO O CARNEIRO DESAPARECE. OUTRO MITO SOBRE O "CARNEIRO DE OURO" É SE QUEM CONSEGUIR PELO MENOS O VER TERÁ FORTUNA.

          "O POÇO DO CACHORRO", A LENDA SE PASSA NO SÍTIO MASSAPÊ, EM CEDRO/PE, PRÓXIMO AO POÇO QUE ABASTECIA A COMUNIDADE. O MITO CONTA A HISTÓRIA QUE O VAQUEIRO E SEU FIEL CACHORRO QUANDO NUMA FORTE CHUVA QUE  SURPREENDEU A DUPLA DE TRÊS (CONTANDO COM O CAVALO) QUE MATOU O VAQUEIRO E SEU CAVALO E DEIXANDO O CACHORRO A ESPERA-LOS. ELE FICOU DIAS APÓS DIA A ESPERA DE SEU DONO ATÉ SUA MORTE, E MESMO DEPOIS DE MORRER O ESPIRO DO ANIMAL FICOU ESPERANDO A VOLTA DO VAQUEIRO. OS LATIDOS DO CÃO JÁ FORAM OUVIDOS PELAS PESSOAS QUE PASSAM PELO LUGAR.

               A "BOTIJA", ESSE LENDA CONTA A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS CEDRENSE QUE NÃO CONFIAVAM NOS BANCOS PARA FAZER SEUS DEPÓSITOS AI JUNTAVAM SUAS ECONOMIAS E ESCONDIAM NA SUA PROPRIEDADE. ESSES TESOUROS FICAVAM POR MUITO TEMPO ESCONDIDOS OU ATÉ ESQUECIDOS AI QUANDO SEUS DONOS FALACIAM O NOVO MORADOR ELE CONVIDADO PELO "FANTASMA DA BOTIJA" A DESENTERRAS O POTE OU BAU COM O DINHEIRO E PERTENCE, MAS ISSO TINHA UM PREÇO, QUEM ACHA A BOTIJA TINHA QUE SAIR NA MESMA HORA DO LUGAR QUE VIVE DEIXANDO TUDO PRA TRÁS E SEM ALERTAR NINGUÉM.

                "MÃE DA MATA", O ESPIRITO VIVE NO CRUZEIRO (MORRO DO CHAPÉU) E SEGUE OS VISITANTES DO LUGAR SEMPRE TENTANDO PEGAR O ÚLTIMO QUE ESTÁ NA FILA. MAS ISSO SÓ ACONTECIA QUANDO OS VISITANTES NÃO DEIXAVAM UMA PEDRA EM UMA ARVORE ESPECIFICA, MAS ALÉM DA PEDRA PODERIA COLOCAR UM CIGARRO, PORQUE A "MÃE DA MATA" TAMBÉM É CONHECIDA POR "CAIPORA" UM SER QUE ADORA FUMAR.

             "O GUARÁ", UM ANIMAL MUITO CONHECIDO NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE CEDRO/PE E HÁ MUITAS HISTÓRIAS SOBRE SUAS ANDADOS PELA REGIÃO. O GUARÁ JÁ FOI MUITO CONFUNDIDO COM O "LOBISOMEM", POIS ELE É UM ANIMAL GRANDE E ÀS VEZES FICA DE PÉ PARA INTIMIDAR SUAS PRESAS, EM NOITE DE LUA CHEIA SEU UIVO ERA OUVIDO NOITE A DENTRO. AS CASAS QUE FICAM ENTRE A ÁREA RURAL E URBANA JÁ PRESENCIARAM AS AÇÕES DA FERA EM ATAQUES AS SUAS CRIAÇÕES E E RESIDÊNCIAS.

VEJA UMA LENDA VIVA DA CIDADE DO CEDRO/PE- VÍDEO DA "RASGA MORTAIA"
http://diariocedrense.blogspot.com.br/2012/01/lenda-da-rasga-mortaia-em-cedrope.html
IMAGEM- "RASGA MARTAIA"
http://www.youtube.com/watch?v=gBzHk7D-DPY&feature=related


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...