sexta-feira, 26 de outubro de 2012

APAGÃO NO NORDESTE TAMBÉM ATINGIU CEDRO-PE


Trânsito, hospitais, bares, restaurantes, residências. O que eles têm a ver com o blecaute de ontem (25)? Tudo. Principalmente se você tem acesso à internet, fixa ou móvel. Na madrugada de ontem, as redes sociais dos nordestinos, em qualquer desses locais, destacaram o apagão como o assunto principal e o tópico foi parar no topo da lista dos Trends Topics do Brasil (TTbr), o link que aponta os fatos mais comentados do Twitter. O Diario de Pernambuco também teve destaque nas redes sociais com uma cobertura online desde o início do blecaute.

A falta de energia foi tão comentada que a empresa pernambucana Le Fil, especializada em assessoria de mídias sociais, registrou mais de seis milhões de menções até as 10h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26). O Twitter foi o campeão entre os meios utilizados pelos internautas para comentar o blecaute. Pela análise da Le Fil, 51% das menções foram feitas através do microblog. Depois, apareceu o Facebook, com 46,3% dos acessos. Os posts foram principalmente sobre a falta de energia e a busca por informações sobre o ocorrido.

“As notícias se espalharam rapidamente pela rede social devido aos internautas de várias regiões, que postaram sobre a falta de energia. Muitos jornais utilizam a repercussão na rede social para apurar a notícia, dialogando com os usuários”, disse a diretora executiva da Le Fil, Socorro Macedo. Segundo a empresa, observaram-se ainda algumas menções no Instagram e no Google Plus, em menor intensidade. As pessoas que mais mobilizaram a redes sociais eram do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

De acordo com o relatório, só no Twitter, a exposição do apagão chegou a 6 milhões de impressões, ou seja, a quantidade de vezes que a palavra apagão ficou presente na rede social. Esse cálculo é baseado na soma dos amigos das pessoas que citaram a palavra apagão na mídia social. Em relação ao alcance de pessoas, o apagão atingiu, na rede social Twitter, aproximadamente, 1,8 milhão de pessoas. As principais palavras-chave utilizadas pelos internautas foram as hastags #apagao e #Vivaonordeste, que ficaram nos TTbr.

A rapidez com que a notícia do blecaute se espalhou começou logo após a queda na transmisão de energia. Próximo à zero hora desta sexta-feira (26), alguns veículos on-line já anunciavam que o
apagão estava acontecendo em vários estados. O primeiro pico de citações aconteceu as 3h e 4h da madrugada de hoje, quando grande parte dos internautas começou a entender a causa do apagão. Na análise da Le Fil, o maior pico aconteceu às 9h de hoje, quando mais veículos de comunicação divulgaram matérias sobre o assunto, aumentando a repercussão.

Nesta manhã, algumas empresas também divulgaram o impacto do apagão nos serviços, como foi o caso do Detran, na Bahia: “Sistema do Detran-BA é comprometido por causa do apagão e afeta o atendimento na manhã de hoje”. Vale destacar que o apagão também causou debates sobre xenofobia devido a algumas das menções referentes a nordestinos incomodados com citações de pessoas do Sudeste sobre o fato.

Fonte: Diário de Pernambuco  , acesse para mais informações do caso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...