Um dia depois de a bancada de oposição na Assembleia Legislativa atacar o aumento da tarifa da água, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) pega carona no tema.
Conhecido por fazer do combate ao aumento na taxa de luz uma bandeira de campanha e de mandato, ele agora amplia seu “raio de ação” para a água.
Nesta terça-feira, cobrou do presidente da Compesa, Roberto Cavalcanti Tavares, a redução da conta d’água dos pernambucanos.
O pronunciamento foi feito na tribuna da Câmara Federal.
Segundo informa sua assessoria, o parlamentar quer que a companhia cumpra o que foi prometido à população.
“Espero que a Compesa honre o compromisso assumido com a sociedade de baixar a conta de água, após a redução das tarifas de energia elétrica. A presidenta Dilma cumpriu ao reduzir o preço. Agora, a Compesa também tem que fazer a sua parte”, afirmou.
Atualmente, a energia elétrica representa 22% do custo de exploração do serviço da Compesa, de acordo com a assessoria do deputado.
Com a redução de 20% na conta de luz, a estatal passa a economizar 4,5% de energia. A diminuição, cobra o pepista, deverá ser repassada para o consumidor.
Embora o PP seja um partido da base de apoio ao governo de Eduardo Campos (PSB), Eduardo da Fonte apoiou a candidatura de Humberto Costa à Prefeitura do Recife em 2012.
Depois da derrrota do petista, o deputado do PP chegou afirmar que iria conversar com o novo prefeito do Recife, Geraldo Julio, o que ainda não ocorreu.
O PP continua ocupando a secretaria estadual de Esportes, com a ex-deputada Ana Cavalcanti. Ainda assim, Eduardo da Fonte não poupou a Compesa.
Nesta segunda-feira, Daniel Coelho criticou a elevação da conta de água em até 7,98% e associou o aumento às consequencias da oficialização da Parceria Público-Privada do Saneamento para a Região Metropolitana do Recife assinada na última sexta-feira pelo governo do estado e o Consórcio Grande Recife.
O tucano, que é líder da oposição, disse que desde o ano passado tem alertado quanto à inviabilidade financeira da operação, que poderia não chegar à população mais pobre e também resultar no aumento da tarifa de água.apesar de o governo do estado ter anunciado dias antes que o valor deveria cair em consequência da redução da tarifa de energia elétrica. Fonte: diario de pernambuco.
Nenhum comentário :
Postar um comentário