segunda-feira, 3 de junho de 2013

ABANDONO NA SAÚDE DE CEDRO-PE TRÁS RISCOS A POPULAÇÃO



Os vereadores de Cedro iniciaram uma série de visitas que serão feitas às unidades da rede municipal de saúde. O intuito é verificar quais são as reais condições de atendimento nos PSFs e em outras unidades de saúde do município para ouvir e registrar reclamações de pacientes e, posteriormente, levar o que foi constatado para uma discussão mais ampla na Câmara Municipal.
        O ponto de partida para as visitas foi na Unidade Mista José Urias Novais, principal unidade de saúde do município. Lá os vereadores puderam constatar que um dos principais problemas são os constantes atrasos no atendimento aos pacientes. Há relatos, por exemplo, de pessoas que chegam à unidade a meia noite para serem atendidas por médicos após as nove horas da manhã, quando chegam alguns médicos, que por sinal não ficam até o período da tarde.
         Também foram constatados problemas estruturais, a exemplo de macas quebradas e enferrujadas; mofo no teto dos quartos e dos banheiros; bacias sanitárias e pias quebradas; gambiarras nas instalações elétricas, o que coloca em risco a segurança de funcionários e pacientes; além da falta de insumos tidos como básicos para o atendimento da maioria das ocorrências médicas e lençóis rasgados. Sem contar que a Unidade de saúde não tem segurança e é comum ver animais como cachorros, gatos, jumento e porcos transitando dentro da unidade.
  Durante a visita, puderam ser ouvidos pacientes e ainda funcionários, que não se intimidaram e destacaram alguns dos problemas da unidade de saúde.

 Foi constatado ainda que o médico escalado para o plantão não se encontrava na unidade de saúde e que era comum essa pratica durante toda a semana.
        Vereador José Galvão, conhecido por todos por "Zé de Benga", disse ao “Blog Cedro Agora”, que ao chegar à unidade, ficou perplexo com o desmando e abandono que está a unidade de saúde do município, vendo os pacientes ter que levar de casa lençol para forrar a maca, onde os pacientes estão correndo sérios riscos de levar bactérias hospitalar para dentro de suas casas e adoecer toda a família.
  “E é justamente para este tipo de problema que nós, vereadores, precisamos estar atentos. Nos próximos dias iremos visitar outras unidades, para averiguar quais são realmente as condições de atendimento da rede municipal de saúde”, completou o Vereador José Galvão.

Fonte: Cedro Agora
Veja mais Fotos, clique aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...