Dias atrás, vi no Portal de Juazeiro uma nota sobre o único viaduto existente em Juazeiro do Norte. Na verdade, trata-se de um “ferroduto”, de dimensões bem modestas. Mas não deixa de ser importante, justamente por ser o primeiro e ainda o único viaduto da cidade. Vi também em um dos blogs de Juazeiro uma cobrança referente à construção de um viaduto no triângulo Crajubar. Este sim, um projeto muito grandioso, que visa solucionar o problema de trânsito já existente naquele local. Realmente, aquela rotativa do triângulo apresenta pelo menos três perigosos gargalos, constituídos pelas interseções nos percursos de Juazeiro/Barbalha, Barbalha/ Crato e Crato/Juazeiro. O problema tende a agravar ainda mais, devido à tendência do aumento da frota de veículos nos próximos anos.
A construção de um complexo viário, constituído de no mínimo dois viadutos, apresenta-se como a solução óbvia para o problema de trânsito naquela rotatória. Mas acho que antes de se optar pela construção de um complexo de viadutos no triângulo Crajubar, devem ser analisadas outras alternativas.
A implantação de um viaduto é demorada e normalmente acarreta consequências danosas do ponto de vista econômico, de meio-ambiente e até social. No caso específico do triângulo, podemos imaginar a possibilidade de ocorrer alguns problemas, tais como: desvalorização dos imóveis nas proximidades, prejuízo para os estabelecimentos comerciais próximos devido à eliminação de acessos, custos elevados de indenização, alteração drástica no paisagismo do local com grande impacto visual e desativação da praça do Giradouro. Também, a exemplo do que existe em grandes cidades, há a possibilidade de o viaduto ser usado na sua parte inferior como estacionamento, depósito de materiais e de lixo, construção de barracos de madeira para moradia de sem teto e local de pixação. É a chamada degradação do viaduto.
Por isso não acho que seja uma boa opção a construção de um viaduto no triangulo Crajubar, mesmo sabendo que ele se tornaria um símbolo do progresso da cidade.
A engenharia de tráfego e a arquitetura urbanística atuais estudam a melhoria da mobilidade urbana, contemplando não apenas construção de viadutos para solucionar problemas de cruzamentos movimentados. Outras alternativas, de custos mais baixos e de menos impacto ambiental, são também analisadas conjuntamente. Algumas delas são: construção de tuneis; criação de alternativas de rotas de fluxo; instalação de sinalização inteligente, como temporizadores, que consideram os horários de fluxo mais intenso de veículo; melhoria do sistema de transporte coletivo para desestimular a utilização de carros, entre muitas outras.
O importante é que aquele bonito local de Juazeiro seja preservado e que, ao mesmo tempo, se busquem soluções alternativas para eliminar o problema de trânsito no triângulo.
Carlos Alberto Almeida Marques Fortaleza
Daniel Walker - Blog do juaonline
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