Professores da rede municipal de ensino de Cedro se reuniram nesta quinta-feira (01) com o Vereador e Presidente da Câmara,Valgeanio Alves e o Relator da Comissão de Educação da Câmara Municipal, professor e vereador Aldenir Santos, popularmente conhecido por Pelé. Também esteve presente a reunião o vereador Constantino Inácio. O objetivo do encontro foi de levar ao conhecimento dos vereadores informações sobre a situação atual da categoria, que passa desde a precária infraestrutura de trabalho até o descumprimento do Plano de Cargos, aprovado pela Câmara em 2010 e que não vem sendo aplicado pelo Poder Executivo desde então, como também ter conhecimento do andamento dos processos judiciais acompanhados pelos vereadores e sua Assessoria Jurídica.
Os vereadores foram muito receptivos com o grupo de professores, e demostrando muito conhecimento sobre o assunto, falaram da importância de se cumprir o plano aprovado e da luta dos professores para terem seus direitos garantidos. Ainda disseram que tanto a Comissão de Educação da Câmara Municipal, quanto a própria Câmara estariam sempre a disposição da comunidade escolar para através de audiência pública debater o assunto.
Sobre os processos judiciais, o Vereador Pelé disse que foi feita, nos últimos dias, uma reunião com o Ministério Público de Pernambuco, em Serrita e que foi importante a contribuição do Promotor Dr. Wesley, que já deu andamento em algumas questões, no sentido de forçar o Prefeito a pagar as gratificações dos professores, que foram retiradas desde de outubro passado. O promotor já enviou alguns pedidos de documentos e a Câmara já está providenciando a resposta com a máxima urgência.
Os professores fizeram vários questionamentos sobre a postura da Câmara de Vereadores em relação a erros percebidos nas contratações e a discrepância entre a folha de pagamento dos professores e a prática nas escolas. Segundo os mesmos, existem colegas que recebem sem trabalhar na totalidade expressa em folha de pagamento.
O Vereador Pelé disse que já havia percebido inúmeras irregularidades nesse sentido e que já foi formalizada uma denuncia junto ao Tribunal de Contas de Pernambuco, não só nesse assunto, mas em muitos outros. " Não passará despercebido nada aos nossos olhos. Vereador tem que fazer cumprir seu papel fiscalizador. A omissão também é crime. São várias as denuncias que estamos formalizando junto aos órgãos competentes e que certamente serão julgadas", concluiu o Vereador.
Para o Vereador Valgeanio Alves a reunião foi produtiva e teve um sentimento especial. " O encontro com professores é sempre animador e faz a gente se sentir mais forte e mais encorajado para a defesa da categoria. Não vamos medir esforços para que os direitos dos professores sejam garantidos".
Os professores saíram do evento satisfeitos por terem encontrado nos vereadores a vontade de ajudar nas suas causas que, ultimamente vem sendo sempre declinada, no sentido da garantia de direitos adquiridos.
A professora Lindiana Alexandre falou que muitos colegas de trabalho não acreditam mais na justiça e que a causa pleiteada parece perdida, mas firmou um compromisso de sair da reunião e conversar com todos esses para que também venham somar forçar e lutar juntos, e vencer juntos. "Não se pode perder a esperança. As injustiças cometidas contra nós é de uma magnitude sem tamanho. Volto pra casa na certeza de que temos muita luta pela frente e sem dúvida, muitas vitórias também", externou a professora, que foi aplaudida por todos os presentes.
Fonte: Cedro Agora
Nenhum comentário :
Postar um comentário