O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira a primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas em instituições privadas de ensino superior. O resultado pode ser conferido no site do programa. No dia 3 de fevereiro, quem não foi contemplado terá nova chance de acesso às bolsas, em uma segunda chamada. Candidatos que não forem contemplados em nenhuma das duas chamadas poderão ficar em uma lista de espera.
A primeira edição de 2014 do ProUni bateu recorde de inscritos: foram 1.259.285 registros de interessados em concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. De acordo com o balanço final, o número de inscrições chegou a 2.424.354 – cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.
O número de inscritos e de inscrições superou o da primeira edição de 2013, que registrou 1.032.873 candidatos após o encerramento. O recorde anterior à edição deste ano foi registrado em 2012, com 1.208.398 inscritos. Neste primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.
Fonte: Terra
Nenhum comentário :
Postar um comentário