Tudo se encaminhava para ser um sucesso a implantação do PRONATEC em Serrita-PE, em razão da divulgação em carro de som, portais de notícias e redes sociais. A ONG CIBEM, inclusive, chegou a receber um ofício sobre o programa com todos os dados referentes às inscrições.
A expectativa era grande na cidade, pois quase 200 pessoas foram à EREMDJP pegar o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio para efetuar as incrições. Não era novidade pra ninguém que alguns dormiriam na calçada do Centro do Idoso, local das inscrições.
O problema é que ninguém esperava que, ao meio-dia de ontem, 28, os responsáveis pelo PRONATEC em Serrita entregassem fichas de acessso numeradas e anotassem os nomes das pessoas que estavam na fila 20 horas antes do início das inscrições. É o chamado "pulo do gato", o "jogo de cartas marcadas".
A atitude deplorável comprometeu a lisura do processo, contaminou o PRONATEC. A revolta é grande, pois os que pretendiam disputar uma vaga, o que já seria um tarefa muito difícil, transformou-se em impossível.
A ONG RADAR está aguardando coletando alguns nomes das pessoas e a formalização de algumas denúncias, mas isto não é essencial, pois vai ingressar de todo jeito com uma representação pedindo a suspensão das inscrições no Ministério Público Federal, já que os recursos são oriundos do Ministério da Educação, além da responsabilização dos coordenadores.
"Se não houvesse a entrega antecipada das fichas, as cartas marcadas, não haveria formallização de denúncia no MPF, mas o que aconteceu foi um desrespeito total com as pessoas e uma ilegalidade gritante. Eles não conseguem fazer nada certo", adiantou o Núcleo Jurídico da ONG RADAR.
A ONG RADAR já sabe que foram entregues apenas 42 fichas (São 44 vagas) e que os responsáveis pelo PRONATEC estiveram no local, ontem, para entregar pessoalmente as fichas. A imensa maioria, senão a totalidade dos beneficiados, tem vínculo com a Adminstração Municipal (esposas, filhos, irmãos).
Redação: Radar Net
Nenhum comentário :
Postar um comentário