As festa juninas já começaram e a diversão não pára até o fim do próximo mês, mas nessas épocas o cuidado tem que ser redobrado com as crianças, e não por que em áreas turísticas o número dá população aumenta e os riscos de desaparecimentos são maiores, mas sim por conta de uma das brincadeiras que as crianças e os mais jovens adoram fazer nessa época junina, soltar bombas. As bombas de são joão tem de todos os tipos e tamanhos e vários nomes como o "traque bebê", "rabo de saia" e "apito gaiato".
As bombas são causadoras de vários acidentes envolvendo crianças e adolescentes e se esse uso não for orientado por um adulto os risco só podem aumentar. As vendas das bombas tinham que ser controladas e com a supervisão dos pais e com penas mais duras a quem desobedecerem a lei. Uma desas bambas mesmo que a intenção não seja para ferir o vizinho as consequência ainda podem serem as mesmas.
Exp.: uma bomba é jogada sem querer e cai próxima a uma mãe e seu beber, com a explosão a audição do beber e a mãe podem sair bastantes prejudicadas.
Na cidade de Santa Cruz das Almas uma brincadeira muito perigosa é cultura tradicional na cidade baiana, A "Guerras das Espadas de Fogo" é um show com fogos de artifícios, mas nas mãos das pessoas. Veja mais aqui.
Nenhum comentário :
Postar um comentário