terça-feira, 26 de novembro de 2013

Movimento Sertão Justo - MSJ lança o Manifesto Oficial

MANIFESTO OFICIAL DO MOVIMENTO SERTÃO JUSTO
MSJ
 Nós, entidades não governamentais (ONGs) e integrantes da sociedade civil do Sertão Pernambucano, reunidos em 23 de novembro de 2013, no Auditório do Talismã Hotel, na cidade de Salgueiro, Estado de Pernambuco, criamos o Movimento Sertão Justo - MSJ, com a intenção de atuar, dentre outras bandeiras, na prevenção e no combate incessante à corrupção na nossa região.
     O movimento tem caráter suprapartidário e regional, com o objetivo de ser a voz de mais de 300 mil sertanejos que convivem diariamente com ações desordenadas de gestores que “em nome da governabilidade” – expressão usada nos últimos anos para respaldar “o mal feito” – utilizam os mais diversos mecanismos para usurpar a tarefa a eles imposta, que deveria ser tão somente a de cuidar do erário público.
     Ao contrário, recorrem ao subterfúgio de subtrair da sociedade o seu dinheiro que deveria, por lei, ser utilizado em benefício da sociedade a fim de assegurar um futuro melhor. Os recursos públicos devem visar o aumento da expectativa e da qualidade de vida, além de garantir o contínuo desenvolvimento social através da educação. Os corruptos atrasam esse processo.
     O MSJ compreende que não se pode deixar a atividade política a cargo somente dos políticos que estão no Poder. A Sociedade Civil deve se organizar e participar de forma mais ativa e militante no combate às irregularidades praticadas.
 Compreendemos, no entanto, que a luta contra a corrupção é árdua e pressupõe muita energia para manter a continuidade dos propósitos frente às dificuldades que se interpõem no curso do movimento. A ação contra a corrupção é complexa, pois entra em colisão com interesses organizados, tanto públicos como privados dividindo o tecido social.
     Outra certeza que temos é que os corruptos também se unem para desqualificar as ações e as pessoas que denunciam a corrupção. Formam redestanto para fazerem os mesmos desmanches nos distintos municípios, como para impor pela força a intimidação para aniquilar seus contestadores, mas esse é o cenário de toda evolução que ocorreu na humanidade para chegar aonde estamos hoje. E para isso, também estamos preparados.
 Sendo assim, agiremos igualmente em Rede, onde a sociedade encontrará o apoio e a ferramenta de controle para lutar, localmente, contra a corrupção. A força coletiva vai ajudar as pessoas e grupos a terem mais conhecimento sobre a corrupção, na perspectiva de poderem decidir o que fazer e ter mais oportunidades para melhorarem suas vidas e suas comunidades.
     O combate a corrupção é o foco principal do MSJ, mas compreendemos que as entidades, pessoas e grupos precisam serem munidos de conteúdos que os possibilitem se organizarem para atingirem seus objetivos. Nesse sentido, o movimento apresentará uma Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, na perspectiva de mobilização social e construção de bases tecnológicase
sociais, que permitirão melhorar a vida das pessoas das diversas comunidades que atuaremos.
     O MSJ será focado nas realidades locais, no presencial, interligado com o regional e o global, por meio das parcerias, utilizando a internet como base de atuação e apoio. A inovação e o empreendedorismo social em rede são itens da nossa identidade, na medida em que o combate à corrupção deve crescer em todas as direções, com ideias e projetos novos. Hoje inovação e tecnologia caminham juntas e é nesse caminhar que o movimento segue.
 Por fim, conclamamos todas as ONGs e pessoas que comungam dessa idéia para se ajuntarem nesta luta em favor da elevação da consciência social e da participação política ativa dos cidadãos, com a finalidade de extirpar a corrupção da vida pública e, sobretudo, construir uma sociedade mais justa, ética e democrática.
Fonte: Radar NET

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...