sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fim de semana será de calor intenso em todas as regiões do Brasil

Mauro VieiraSUDESTE

No sábado, dia 14, ainda chove forte na madrugada no centro-norte de Minas Gerais. A região fica em estado de alerta por conta da condição para transtornos. Nos demais Estados, a condição é mais típica de verão, com sol entre muitas nuvens e sensação de abafamento. No final da tarde, nuvens carregadas avançam sobre parte do centro-sul mineiro, norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, provocando chuvas isoladas e mal distribuídas.

Neste domingo, dia 15, as pancadas atingem Minas Gerais e Espírito Santo de forma mais generalizada. Em São Paulo, chove apenas no oeste, norte e divisa com Minas Gerais. No Rio de Janeiro, chove de modo fraco e isolado na divisa com Minas Gerais. Ao longo do dia, as temperaturas se elevam e a sensação será de calor, principalmente na faixa oeste, onde as temperaturas passam dos 30°C.

Na segunda, dia 16, as áreas de instabilidade persistem sobre a região e são esperados temporais ao norte do Espírito Santo e em pontos isolados de Minas Gerais. O calor persiste na região.

SUL
No sábado, a massa de ar seco atua e garante a predominância de sol na maior parte da região. Ao final do dia, chuvas fracas, isoladas e de baixos volumes atingem o oeste e sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul. Pela manhã, as temperaturas são amenas em todos os Estados e, à tarde, por conta da pouca cobertura de nuvens, as temperaturas se elevam e faz bastante calor, principalmente no oeste gaúcho. Além disso, há alerta para a baixa umidade relativa do ar sobre o oeste e região da campanha gaúcha.

Neste domingo, o dia começa com sol em grande parte da região Sul, mas, ao longo do dia, áreas de instabilidade atingem grande parte do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, chove apenas na faixa oeste e norte. A precipitação não deve trazer grandes acumulados, mas ainda há risco de temporais rápidos e isolados. O calor segue intenso, principalmente no Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no norte do Paraná, onde as temperaturas podem passar dos 30°C.

Na segunda à tarde, as áreas de instabilidade retornam e trazem chuva de baixo acumulado no leste de Santa Catarina, no Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul. O calor persiste na região.

CENTRO-OESTE
No sábado, chove forte em Goiás durante todo o dia, com destaque para o oeste e sudoeste deste Estado, com volumes elevados que passam dos 60 milímetros e possibilidade de transtornos, já que o solo está bastante encharcado – devido às chuvas dos últimos dias – causando condições para alagamentos e deslizamentos. Nos demais Estados, também chove com menor intensidade e em forma de pancadas, alternadas com períodos de melhoria. O tempo continua abafado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No domingo, o canal de umidade persiste e mantém as nuvens carregadas em grande parte do Centro-Oeste. Ao longo da tarde, as chuvas ganham intensidade no leste de Mato Grosso e em Goiás, mas não se descarta a possibilidade de temporais isolados também em Mato Grosso do Sul, apesar dos volumes serem menores. Por conta da persistência das chuvas e da nebulosidade, as temperaturas já não se elevam tanto em Goiás. Ao norte de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o calor é intenso.

Na segunda, pouca coisa muda em relação ao dia anterior, o calor e a umidade ainda trazem pancadas de chuva para grande parte da região, e elas ocorrem de forma mais intensa entre Goiás e Mato Grosso. O calor ainda atinge grande parte da região.

NORDESTE
No sábado, chuvas fortes e temporais isolados atingem o centro-sul da Bahia, mantendo mais uma vez o alerta para transtornos, como alagamentos e deslizamentos. No decorrer do sábado, as chuvas ocorrem no restante da Bahia e atingem também o sul do Maranhão e do Piauí, além de Sergipe, Alagoas e oeste de Pernambuco. No norte da região e na faixa leste, segue fazendo sol entre nuvens, muito calor e sem condição para chuva.

No domingo, são esperados temporais na Bahia, no Maranhão e no Piauí. No restante da região, o tempo seco predomina e o calor persiste ao longo da tarde.

Na segunda, são esperadas pancadas de chuva em grande parte da Bahia e os temporais continuam no sul e oeste do Estado. Ainda chove no sul do Maranhão e do Piauí.

NORTE
No sábado, áreas de instabilidade tropicais seguem provocando chuvas típicas de verão sobre a região Norte. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas se elevam, aumentando a sensação de abafamento. Além disso, segue a condição de chuva forte, acompanhada de temporais isolados sobre o sul do Amazonas, do Pará, de Rondônia e do Acre. Sobre o norte do Pará, apesar da variação de nebulosidade, não há previsão de chuva. Em relação às temperaturas, depois de mais uma madrugada abafada, o calor ganha força durante a tarde em toda a região.

No decorrer do domingo, o calor aumenta em toda a região e a sensação será de abafamento. Na segunda, ainda são esperadas muitas pancadas de chuva. Há o risco para temporais isolados e apenas no norte do Pará o tempo fica mais estável. O calor continua.


Fonte: SOMAR METEOROLOGIA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...