Ruas escuras e a falta de policiamento facilitam a ação de criminosos no
trajeto que dá acesso à Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Segundo relatam os estudantes, assaltos e roubo de veículos
são frequentes. O medo tem influenciado a mudança de hábito dos alunos,
que evitam ir à instituição em seus transportes e preferem utilizar
os coletivos urbanos.Os discentes pedem mais segurança na Avenida Tenente Raimundo Rocha e no seu entorno. “Eles se escondem no mato e quando vê algum carro ou moto vindo, atacam. Roubam tudo. Para piorar, fazem a pessoa de vítima até assaltarem outra pessoa. É horrível. Precisamos de mais policiamento”, relata a acadêmica Lorena Tamara Moura, vítima dos bandidos no último dia 24 de abril.
Não são apenas os alunos que se preocupam com os assaltos. Os servidores também sofrem com a criminalidade. “Com isso tudo acontecendo praticamente na porta da universidade, ficamos assustados com a possibilidade de se estender para as dependências da instituição. Qualquer um pode ser alvo desses assaltos. Eu evito o máximo vir no meu transporte, mesmo precisando”, observa o funcionário público Jorge Lima.
Os professores reconhecem que os alunos têm sofrido com a ação dos assaltantes fora da universidade. Segundo eles, para se falar em segurança é preciso, também, discutir a infraestrutura que a envolve. “Precisamos realizar melhorias para sociedade, como iluminação e transporte. Aqui é um pólo universitário e precisa de melhorias”, destaca o docente Mario Lacerda, que leciona no curso de Filosofia, nesta instituição.
O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Juazeiro, o coronel Wellington Alves afirmou que as patrulhas foram intensificadas, principalmente nos período compreendido entre 18h e 21h, em que são mais frequentes as ações dos criminosos. “Recuperamos algumas motos roubadas e já prendemos dois assaltantes no local”, salienta.
Diminuição de furtos
Conforme explicou o Tenente Coronel Welligton Alves, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, em recente levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), foi constatada diminuição de 65,5% nos números de furtos praticados em toda região do Cariri, que integra a Área Integrada de Segurança 11. “Só no primeiro trimestre, nós reduzimos 65.5% dos roubos ocorridos em Juazeiro e em toda região Sul”, enfatiza o comandante Wellington Alves.
De acordo com o boletim divulgado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro do Norte, foi constatado aumento no número de prisões decorrentes de homicídio e roubos no município. Foram sete prisões de homicidas realizadas nos quatro primeiros meses do ano, o que representa aumento de 250% em relação ao período do ano passado, que contou com duas prisões. Já referente àquelas ocasionadas por conta de roubos, entre janeiro e abril, foram registrados 82 ocorrência, contra 67 no período do ano passado. Colaborou Joaquim Júnior.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário :
Postar um comentário