segunda-feira, 9 de março de 2015

Nota da Escola Valdicleiwtson da Silva Menezes de Cedro-PE

Resultado de imagem para escola valdicleiwtson de cedro peA comunidade escolar da Escola Valdicleiwtson da Silva Menezes de Cedro-PE, vem tornar pública a sua indignação diante da decisão da Secretaria de Educação e Gerência Regional de Educação de Salgueiro, que determinou a proibição da oferta do 1° ano do ensino médio nos turnos matutino e vespertino. A referida determinação orientou ainda que os estudantes fossem encaminhados à Escola de Referência Manoel Joaquim Leite.
Ocorre que a escola de referência oferece apenas ensino integral e que a nossa escola atende a uma comunidade com limitações econômicas, sendo sua clientela composta por jovens trabalhadores que atuam em empregos de meio expediente no comércio local, bem como atuam em atividades agrícolas ou domésticas auxiliando suas famílias.
A educação integral tem todo o nosso reconhecimento, todavia não se adéqua a 100% da nossa clientela. O município de Cedro-PE não dispõe de outra escola que oferte o ensino regular no turno diurno de forma que se esta determinação se mantiver, estaremos contrariando a garantia constitucional do direito à educação, bem como a própria Instrução Normativa de Matrículas 2015 expedida pelo Governo do Estado que no seu art. 49, inciso III prevê que o aluno da educação integral deverá ter disponibilidade de permanecer na escola de 2ª a 6ª feira em horário integral, bem como o art. 55 que assegura que os alunos devem ser matriculados “prioritariamente” nas escolas de referência.
E se o aluno não tiver esta disponibilidade ficará fora da escola??? Será obrigado a estudar no turno noturno mesmo que isso não de adéqüe a esta realidade??? Como o próprio termo assegura a matricula nas escolas de referências são “prioritárias” e não “obrigatórias”, ou seja, se o aluno não tiver condições ou não quiser cursar o ensino integral não pode ser simplesmente banido do seu direito constitucional.
Não podemos aceitar o retrocesso… Que venham as escolas de referência, que deixem seus frutos, mas, sobretudo que a educação não deixe de fora justamente àqueles que mais precisam dela.
Ensino Médio regular em todos os turnos!!!
Via Blog do Alvinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...