quarta-feira, 29 de abril de 2015

Virose misteriosa e desconhecida já tem casos no Ceará

Com casos já registrados em pelo menos três outros estados do Nordeste, uma virose misteriosa, de sintomas semelhantes aos da dengue e do sarampo, começou a fazer os primeiros registros no Ceará. Apresentando manchas vermelhas na pele, coceira e dores de cabeça e no corpo, muitas pessoas têm procurado as unidades de saúde da Capital e de algumas cidades do interior nos últimos dias em busca de um diagnóstico, mas a doença ainda não foi reconhecida
No Ceará, não há informações oficiais sobre ocorrências da infecção. No entanto, os casos já estão surgindo em diversas cidades do Nordeste.
Diagnóstico negativo para alergia, dengue e sarampo

Há cerca de uma semana, a universitária Carolina Melo, de 20 anos, passou a sentir indícios da doença, como dores no corpo, na garganta e na cabeça. Pequenas manchas vermelhas apareceram em seu tórax e, depois, espalharam-se por toda a pele. Após fazer exames, teve o diagnóstico negativo para alergia, dengue e sarampo. “Não souberam dizer o que era, mas a médica achou melhor tratar como se fosse dengue e passou alguns medicamentos", afirma Carolina. 
A estudante Marciane Moura também começou a apresentar os mesmos sintomas na semana passada. Primeiro, veio o mal-estar e, depois, febre alta e dores de cabeça. As manchas vermelhas surgiram de forma repentina e acompanhadas de coceira. 
Segundo ela, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde procurou ajuda médica, outras três pessoas estavam com quadro de saúde semelhante ao seu. “Não conseguia nem dormir direito, porque as manchas esquentavam e ardiam. Pouco tempo depois, meus olhos ficaram vermelhos, como se eu tivesse com conjuntivite”, relata. 
No estado do Ceará o município de Guaraciaba do Norte, na Região da Ibiapaba, já têm pessoas com indícios da doença.

Em Salvador mais de 500 pessoas já sentiram os mesmos sintomas, além da capital bahiana o município de Ouricuri na região do sertão de Araripe no estado do Pernambuco.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que divulgaria, nesta quarta-feira (29), uma nota técnica sobre o assunto. 
Agência C1 Cariri *Com informações do Diário do Nordeste  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...