sábado, 16 de maio de 2015

Governo adia início das aulas e inscrições do Pronatec pela 2ª vez

O governo adiou, pela segunda vez, o começo das aulas e as novas inscrições para o Pronatec, que é o programa de cursos técnicos de graça. Quem está esperando para se inscrever desde março agora vai ter que esperar até junho.
Mais de oito milhões de matrículas do Pronatec foram feitas de 2011, quando o programa foi criado, até o ano passado. São cursos técnicos com duração de um a dois anos, para quem já fez o ensino médio e participou do Enem.  As vagas são em escolas particulares e públicas através de bolsas.
Mas quem está interessado em fazer um curso técnico este ano vai ter que esperar um pouco. O governo já mudou o calendário de 2015 duas vezes. No primeiro cronograma, as inscrições começariam em março, mas foram adiadas para maio e nesta terça-feira (14), as datas foram alteradas mais uma vez.
O novo edital publicado hoje no Diário Oficial. O prazo de inscrição dos candidatos será entre os dias 22 e 26 de junho. A matrícula para quem for selecionado na primeira chamada,  ocorrerá entre os dias 1º e 3 de julho, e o início das aulas está marcado para o dia 27 de julho.
Ministério da Educação não tem previsão ainda de quantas vagas serão oferecidas agora, alega que a mudança do calendário foi feita por dois motivos: um deles é o orçamento. Ainda não se sabe o quanto será destinado ao programa.
Em 2014 foram oferecidas 440 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes em escolas particulares. Os problemas com o orçamento do Pronatec começaram no fim do ano passado quando as escolas particulares conveniadas pararam de receber os repasses. Em fevereiro, o MEC liberou R$ 119 milhões para quitar os débitos. O governo garante que quem está fazendo o curso não vai ser prejudicado.

O governo repassou mais R$ 191 milhões para as instituições para cobrir os atrasos desse ano.
G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...