sábado, 16 de maio de 2015

Pesquisa tenta desvendar se Zika já está em Pernambuco


141Zika vírus já pode ter chegado a Pernambuco. Para esclarecer isso, uma nova pesquisa está começando, no Recife, com pacientes que procuram a emergência do Hospital Santa Joana com sinais de dengue. O médico Carlos Brito, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, é colaborador do estudo, coordenado pelo Laboratório de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz na cidade.
“Já conseguimos 50 amostras e queremos chegar a  300, para tentar isolar o vírus ou fazer a pesquisa do DNA (PCR). O Zika pode produzir anticorpos tardiamente. Por isso, poderemos convocar o doente também depois dos 30 dias”, explica Carlos Brito. O testes podem ser positivos para dengue por uma reação cruzada ou co-infecção com zika vírus, explica o médico. Conjuntivite , inchaço das mãos e pés e muitas manchas vermelhas no corpo chamaram a atenção de Brito.
Além de Zika vírus, estão sendo pesquisados Mayaro, chicungunha e a própria dengue, completa a virologista Marli tenório, da Fiocruz. Ela acredita que a doença predominante seja dengue. Na última quinta-feira (14/05) a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a epidemia da doença é generalizada.
No Brasil, há circulação de Zika vírus no Rio Grande do Norte e na Bahia, já comprovada.
Fonte: JC Online

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...