quinta-feira, 28 de maio de 2015

POUCO VOLUME DE CHUVA EM CEDRO VOLTA PREOCUPAR A AGRICULTURA FAMILIAR


         Já há vários anos, ou desde sempre, o Nordeste vem sofrendo com a falta de água e chuva principalmente. A cidade de Cedro-PE,interior de estado, também sofre com essa falta, mas as ações da seca sobre a cidade podem não ser tão vistas pelo da cidade ser privilegiado com suas águas subterrâneas  e vários poços que abastecem o município. 

         Apesar de há alguns dias o tempo esteja um pouco mais frio, e pequenas pancadas de chuva a situação não muda. Em conversa com moradores de vários sítios, eles relatam as dificuldades que tão tendo em relação a agricultura familiar. A lavoura estar sendo mais para o próprio sustento e pouco resta para a próxima plantação. Os grandes produtores de grãos da cidade não sentem esse problema por causas que em suas propriedades usam o sistema de irrigação que garante a eles plantação durante todo o ano. Além das irrigações esses grandes produtores tem uma renda estável mantida por programas do Estado. Mas são esses programas que ainda garantes a compra e distribuição aos pequenos agricultores. 

        O Seguro Safra, uma garantia para os pequenos agricultores, em Cedro-PE, sempre enfrenta problemas na sua distribuição por conta de atrasos e recadastramento  das famílias aos programa. A liberação de empréstimos pelo IPA também pode ficar prejudicada pelo crise e falta de recursos para o órgão. A agricultura familiar às vezes não tem outra saída a não ser esperar por ajuda ou chuva. 

        A falta de água ou a contenção dela pela Agricultura Familiar é o que trás o sustento a essas comunidades que são referências no Estado como o próprio município que é a capital do milho. Muitos estão indo trabalhar fora em cortes de cana, colheita de frutas e verduras no sul e sudeste do país para poder sustentar suas famílias, outros tentam a vida por aqui deixando de fazer sua renda para trabalhar para os outros. A crisa da água é um que atingirá todo o mundo futuramente, onde uma coisa que mal se ver, por ser transparente, será a coisa que todos vão querer ter.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...