sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Artigo Semanal: O tema de hoje é democracia

Democracia: poder do povo, ou de poucos?


É de conhecimento de todos que o Brasil adota a democracia como sistema político-eleitoral desde a redemocratização do país em 1985. As eleições caracterizadas como populares exigem a participação da população nas urnas, - ou melhor, obriga o cidadão a comparecer à votação. Tudo isso para fazer jus a definição de democracia, que em outras palavras significa; Poder que emana do povo, para o povo.

Diante disso, fica a indagação. O poder que emana do povo é de fato voltado aos interesses da coletividade? Tenho a impressão de que você respondeu, pelo menos, semelhante a mim. O que acompanhamos hoje no cenário político do Brasil é justamente o contrário de tudo isso. O cidadão é praticamente autuado pelos políticos, que compram o voto dos eleitores visando o posto desejado. Não obstante, ao alcançarem o cargo em evidência priorizam os interesses particulares em detrimento do que é esperado pela população. A partir disso, prossegue a perpetuação de algo que já está arraigado na nossa política, a corrupção.

Acompanhamos hoje no nosso país a ruptura, quase que total, de política com moral e ética. A população não os percebem mais como algo associável. Principalmente, por política estar associada com poder e enriquecimento súbito.

O principal reflexo da corrupção está no enfraquecimento das instituições, que muitas vezes são feridas irreversivelmente. Os maus elementos aliciam corporações importantes e transformam empresas triunfais em cartéis organizados. O Cartel das empreiteiras na Petrobrás é apenas um exemplo “claro”, de muitos ainda “escuros”.

A conjuntura atual do Brasil nos permite inferir que o poder é arrebatado das mãos do povo e direcionado para a conta bancária de sujeitos inescrupulosos capazes de chegar ao extremo para conseguirem o almejado, o tão ambicionado “poder”. Tangendo assim, a sua própria dignidade, ferindo o conceito de democracia e deturpando a manifestação democrática do povo brasileiro. 

Autor: Luciano Cesário

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...