terça-feira, 20 de outubro de 2015

CULTURA: Exposição Crajubar no Cariri Garden Shopping

O Cariri visto em imagens inéditas de momentos históricos. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha recebem a exposição ‘Crajubar – Cariri em Movimento’, que traz à tona material de colecionador, que revela uma região dos anos 50 à atualidade. A exposição acontece de 6 a 18 de outubro, no Espaço Trevo, no Cariri Garden Shopping.

São mais de 40 fotografias e filmes, que estarão sendo disponibilizados para a apreciação do público, todos dias, das 10h às 22h. Segundo o colecionador Roberto Júnior, são mais de 4 anos reunindo um farto material de mais de 70 mil imagens do Estado do Ceará. O colecionador fez um trabalho de seleção de fotografias, que resgatasse algo associado à característica da religiosidade presente nas cidades da região, destacando os templos religiosos.


Uma das fotos refere-se a primeira imagem aérea do monumento do Padre Cicero, no Horto. Outra a imagem de destruição em Juazeiro, do mais moderno mercado já construído na cidade, o Central, da São Paulo, que foi totalmente destruído em um incêndio. As etapas de construção do Santuário dos Franciscanos, há mais de cinco décadas, são registros marcantes para a cidade de Juazeiro do Norte, que tem pouco mais de cem anos.


O desenvolvimento urbano é outro fator importante relacionados nesse trabalho, e que Roberto Júnior resgata a transformação das cidades, ressaltando nesses momentos a atuação das políticas públicas, que foram influenciadoras desse processo. Ele reuniu imagens das estações ferroviárias, para destacar o aspecto econômico. Em Juazeiro, a estação foi inaugurada em meados dos anos 20 pelo Padre Cícero Romão Batista. Em Crato, há a primeira casa de força, no balneário nascente, para geração de energia elétrica. Foi a primeira do Ceará e é a segunda do Nordeste, ainda com muitos elementos originais, como fiações e algumas máquinas. O espaço, ao longo dos anos, vem sendo depredado e se tornou um espaço público para banhistas, sem os cuidados necessários para a manutenção da memória.


Para ele, é interessante que as pessoas conheçam a história da sua própria cidade. E a exposição traz informações relacionadas a transformações sociais e econômicas, além de política. O colecionador disse que continua fortalecendo a sua coleção e o legado ficará para os filhos, como forma de conhecer os Municípios sob vários ângulos, além de um registro fidedigno da história do Ceará e do Cariri.


A maior parte do seu acervo veio da família, principalmente dos mais antigos. A outra de conhecidos e amigos, que sabiam da sua paixão pelo resgate. Pela primeira vez ele decidiu expor, para socializar com as pessoas um passado, trazendo à memória aspectos importantes de evolução e mudanças ao longo dos anos.


SERVIÇO:
Exposição "Crajubar – Cariri em Movimento"
Quando? De 6 a 18 de outubro de 2015.
Onde? Espaço Trevo – Cariri Garden Shopping.
Quanto? Gratuito

Fonte: Chapada do Araripe

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...