Já faz alguns dias que uma notícia estar intrigando o Blog Diário Cedrense, uma denuncia vindo do sítio "Amolar" era que Madeiras de Lei estão sendo derrubadas ou cordatas para serem usadas como certas de demarcação de terras. O Blog foi até o lugar, 02/07/2013, e lá era possível ver 24 toras enterradas no chão sendo usadas como cercas, segundo moradores, as toras eram de arvores, Angico e Aroeira, que estão em instição e podem acabar. O corte ilegal desse tipo árvore é proibido por Lei Federal e protegida pelo IBAMA. As autoridades deveriam municipais e estaduais deveriam fazer alguma ação ou pelo menos ver esse caso mais de perto. O corte ilegal pode gerar pena para os infratores, Até uma das festa mais populares do sertão "Festa do Santo Antonio" (Barbalha-CE) é fiscalizada pelo IBAMA. O corte da árvore que vira o "Pau da Bandeira" é acompanhada pelas autoridades para que nada saia fora da lei.
Vejam mais Imagens e o Vídeo sobre esse caso do Sítio "Amolar", clique aqui.
Texto Anexado a Matéria
(Fonte: Secretária do Meio Ambiente de "Piquet Carneiro" / SEMA)
A aroeira (Myracrodruon urundeuva), árvore presente no bioma caatinga, que pode atingir mais de 20 metros de altura, é uma espécie ameaçada de extinção, protegida por lei federal. Quem realizar corte desta espécie de maneira ilegal, poderá ser responsabilizado criminalmente. Além disso, o indivíduo que infringir a lei estará sujeito à multa.
Por apresentar madeira resistente e de elevado valor comercial, traficantes de madeiras de alguns estados brasileiros, especialmente da Bahia, estão levando as aroeiras por estradas clandestinas, abertas em meio à mata, causando diminuição da espécie e devastação no bioma.
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) busca a todo custo impedir crimes ambientais desta natureza. Milhares de apreensões já foram realizadas em todo o país, mas a coisa é difícil e complexa. Infelizmente, estão devastando a nossa flora. Muita coisa precisa ser feita. Só o esforço conjunto do poder público e da sociedade poderá reverter tal quadro.
Além da aroeira, existem outras espécies da nossa flora que se encontram protegidas. São elas: o Cedro, o Angico, o Cumaru, o Jucá, o Angico, o Ipê, entre outras.
Quer ler mais sobre esse assunto, então clique no link acima.
Nenhum comentário :
Postar um comentário