quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

9ª Sessão da Câmara de Vereadores consede títulos de cidadão cedrense e a construção do calçadão da Igreja Matriz

         A 9ª Sessão da Câmara de Vereadores de Cedro (PE), do último dia 11/12/13, começou com algumas homenagens e títulos de Cidadão Cedrense, Todos os Vereadores estavam Presentes, Menos Nana Martins que mais uma vez não justificou a sua ausência. O Vereador Zé de Benga ocupou a cadeira de Segundo Secretário.  Os homenageados da noite foram pessoas que tem sua vida dedicada a cidade de Cedro (PE): Mestre Nino, mestre de capoeira e amante da cultura e sempre está à frente da luta pelo social, é coordenador da Associação de Capoeira Filho do Sol e também faz parte da Associação das Ruas Unidas, onde ele realiza trabalhos de conscientização, festa típicas e resgate da pessoa humana. Pastor Roberto, figura conhecida na cidade pela sua dedicação e luta pela família, missionário  da igreja Nova Esperança, realiza trabalhos com jovens e dá apoio a pessoas e famílias carentes de nossa cidade. Rannys Cardoso, é conhecido como um dos incentivadores da cultura em Cedro (PE), fundou o grupo de Xaxado "Bandoleiros de Cedro", trabalhou na Portal FM , rádio comunitária  do município e onde de lá continuou a brigar pelo social, hoje é Conselheiro Tutelar e defende os jovens cedrenses. Por essas e muitas mais que esses três que não naturais de Cedro (PE), mas estão dando suas vidas em busca de uma cidade melhor que é mais do que justa a homenagear esses cedrenses de coração. A cerimonia ainda vai ser marcada para dá oficialmente e diante do povo de Cedro (PE), o Título de Cidadão Cedrense.


           Outro projeto apresentado na sessão foi a construção do Calçadão da Igreja da Matriz, onde vai ligar a Praça a calçada da Igreja. O projeto foi uma reivindicação da Paroquia, Padre Cleber, falou na sessão, onde justificou que a Igreja só quer o que é pela por direito, pois os terrenos laterais e da frente são da Igreja. A justificativa é pela segurança dos fieis nas cerimonias e eventos feitos ao ar livre. A respeita da construção o Vereador Dr. Chicão falou do desperdício de asfalto já que o Calçadão será feito em cima. Vereador Tanço disse que esse terreno foi doado por seu bisavô e era até maior, mas que ao longo dos anos foi engolido pelo poder público que transformou em ruas. O projeto foi aprovado com medida de urgência. A Primeira Dama e Vereadora Marly disse que em viagem a Brasília , na marcha dos Prefeitos, esteve com alguns Deputados onde junto ao Senhor Prefeito conseguiram mais recursos pra completas as principais ruas de Cedro (PE) com o Asfalto.

        A Vereadora Anizia trás para casa um projeto de Mutirão para a retirada de lixo e entulhos que estão espalhados pelas ruas. O projeto gerou muitos conflitos nas falas, onde o Vereador Pelé disse que lixo nas ruas é incompetência da "Empresa Fantasma" que presta serviços ao município, onde o Vereador ainda disse que os trabalhadores estão em uma situação crítica e correndo riscos pela a falta total de equipamento. A Vereadora Anizia justifica ao Secretário  a questão do "Mutirão" não é convocando o povo, mas sim que a Prefeitura aumente o números de funcionários da limpeza pública. Chicão fala que tem que ser observado também é como a empresa que presta serviços está no processo de licitação, se ele está na coleta ou limpeza urbana. Citou também construções que estão bloqueando as vias públicas e os entulhos que as mesmas deixam e cobrou responsabilidade na situação. A discussão sobre o Mutirão fugiu em vários momentos da pauta onde o Presidente da Câmara, Valgeânio, pediu ordem na sessão.

     
       Foi aprovado uma Audiência Pública em regime extraordinário para o dia 16, segunda-feira, para o caso de carreiras do Magistério em Cedro (PE). A luta dos Professores para conseguir seus direitos volta a ser destaque na Sessão da Câmara de Vereadores, e desde de 2010 a classe luta por seus direitos garantidos julgadas inconstitucionais e gratificações foram retiradas. Os trabalhos da casa irão até o dia 15/12, disse a secretaria da casa.

           A Sessão acabou de baixo de muita reclamação por conta da base aliada do Governo, que queriam que a Câmara prosseguisse com a Sessão,  onde no momento serie realizado uma Sessão que já havia sido adiada por contra de eventos e segundo foi dito local, a pedido de alguns Vereadores. A comissão julgou achar melhor adiar mais uma vez   por conta do horário que já estava tarde e são muitos projetos a serem julgados. A Sessão ficou para às 17 horas do dia 13 de dezembro, sexta-feira. Um dos motivos do adiamento seria a ausência de um aliado da oposição, o Vereador Nana, que mais uma vez não veio. Assim projetos importantes poderiam ser reprovados. 


VEJAM AQUI MAIS IMAGENS DA SESSÃO, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...