
Nuno Fouto, diretor de Pesquisas do
Provar e responsável pelo trabalho, observa que, dentre os 1.300 itens
acompanhados, estão eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros e
artigos para a casa, em 11 sites que participavam da promoção. Ele
pondera, que, teoricamente, esse itens deveriam participar da promoção,
pois estavam sendo anunciados dentro dos sites participantes da Black
Friday.
“Aconteceram as promoções, mas elas
foram menos intensas em número de itens”, afirma Fouto. Um dado que
reforça essa afirmação é que, em relação à pesquisa da Black Friday do
ano passado, o evento deste ano registrou um número quatro vezes maior
de itens que tiveram os preços majorados e numa proporção bem maior. Em
2012, 5,1% dos itens pesquisados tiveram os preços reajustados para cima
em 5,7%, em média, na Black Friday. Neste ano, foram 21,5% dos itens
majorados, e em 10,2%, em média.
No sentido oposto, houve reduções, mas
com uma significância muito menor em relação aos aumentos. Na Black
Friday de 2012, 2,8% dos itens tiveram os preços reduzidos, em média,
6,3%. Neste ano, foram 9,5% dos itens que registraram corte, com uma
redução média de 11%. A fatia de itens cujos preços não tiveram
alteração no evento, nem para cima nem para baixo, foi de 47,5% em 2012 e
de 24,3% neste ano.
Fonte: Época Negócios
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