Um experimento realizado na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, por ajudar a resolver crimes do futuro. Por meio de uma câmera de alta definição, foi possível identificar rostos de pessoas no reflexo do olho de outra. Segundo os pesquisadores, a tecnologia pode identificar suspeitos de cometer um crime com a imagem no olho da vítima.
O recurso usou uma imagem do rosto de uma pessoa fotografada por um indivíduo ao lado de outras pessoas. Após ampliar a foto, foi possível usar um software de identificação para identificar os rostos destas pessoas por meio do reflexo do olho.
A experiência foi realizada em “condições perfeitas”, segundo os pesquisadores. Foi usada uma câmera Hasselblad H2D de 39 megapixels que fotografou o indivíduo a uma distância de um metro. A iluminação também foi planejada.
Com a ampliação, os cientistas conseguiram imagens com entre 27 e 36 pixels dos rostos dos participantes no reflexo do olho da pessoa fotografada, o que permitiu a identificação.
A intenção é usar câmeras de resolução mais alta no futuro para conseguir realizar a identificação dos suspeitos pelo reflexo do olho. O recurso também pode ajudar vítimas de sequestro e abuso infantil, segundo um dos pesquisadores, Rob Jenkins. “Para crimes em que as vítimas são fotografadas, o reflexo em seus olhos podem mostrar quem as fotografou e ajudar a identificar os criminosos”, disse. “O mesmo pode acontecer com câmeras de segurança”.
Fonte: G1
Nenhum comentário :
Postar um comentário