A ONG RADAR participou da reunião do MSJ - Movimento Sertão Justo na cidade de Cedro-PE. Os representantes das entidades de direitos humanos tomaram conhecimento da realização de uma reunião entre o prefeito e os estudantes para tratar sobre transporte universitário.
Segundo o vereador pelé, "o prefeito nunca garantiu transporte escolar gratuito para os universitários e agora tenta, claramente, jogá-los contra a Câmara de Vereadores, ameaçando que se não aprovarmos o FEM, ele vai cortar os 50% que atualmente gasta com o transporte. O prefeito alega que pretende comprar dois ônibus para o transporte universitário gratuíto".
As ONGs estão indignadas com a situação, pois o prefeito de Cedro-PE, Neguinho, está usando os estudantes como escudo humano para forçar os vereadores a aprovarem o FEM - Fundo de Desenvolvimento Municipal.
O embate teve início em 2013 quando o governador Eduardo Campos abriu o cofre para os prefeitos gastarem o dinheiro como bem entendessem. O negócio é tão flexível que um prefeito gastou o dinheiro na construção de um cemitério.
Como o FEM não foi aprovado, o Governo de Pernambuco enviou o mesmo valor para o Cedro-PE, através de outro mecanismo, o que pode ser repetido naturalmente em 2014 para a compra dos ônibus.
Segundo o vereador, "não aprovaremos o FEM, pois é um "cheque em branco" nas mãos de um prefeito que não tem a credibilidade da Câmara, haja vista as contas da prefeitura serem condenadas, com frequência, pelo Tribunal de Contas".
"A ONG RADAR vai manter contato telefônico, amanhã, com o prefeito e representantes dos estudantes para agendarmos uma reunião urgente, pois independentemente do embate político local, os universitários tem direito ao transporte universitário gratuíto, a exemplo de outros municípios da região", afirmou uma representante da ONG RADAR.
(Diário Cedrense - Foto: Última reunião com os Universitários, dia 22/02/2014)
Redação: Radar Net
Nenhum comentário :
Postar um comentário