Em Cedro (PE), na tarde desse último sábado dia 22 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, foi realizado um encontro com o Movimento Sertão Junto - MSJ e Ongs da região. O MSJ é a união das Ongs do sertão encabeçada : ONG RADAR, CiBEM de Serrita (PE) e ONG RANCHO VERDE de Salgueiro (PE).
Estavam presente: representantes de Serrita (PE) com o senhor Francisco, Fabíola e de Salgueiro (PE) o Blogueiro Alvinho Partriota, de Cedro (PE) os Vereadores Pelé e Zé de Benga e Ex-Vereadora e Presidente da Câmara Kêda, além de outras lideranças.
O encontro em Cedro (PE) foi para marca território e definir estratégicas e o foco do MSJ na região. O grupo vai caminhar em duas frentes: uma na captação de recursos e investimentos em programas sociais e suas tecnologias e o foco principal será a luta pela transparência, o combate a corrupção em si.
A união das Ongs da região é para combater o sistema montado que serve apenas para manter a corrupção. A fiscalização dos recursos será uma das metas do grupo, a transparência, pois a verba sempre vem ao poderes locais, mas são investidos errados, em projeto faraônicos, e desviados uma especialidade dos sistemas corruptos. Um dos combates pela transparência é a fiscalização nos processos de licitação, acompanhar de perto todo o processo, desde da abertura dos envelopes ao bater do martelo. Ainda em transparência, os Representantes das Ongs de Serrita (PE) falaram da falta transparência das Prefeituras e Câmaras do Pernambuco em comparação aos órgãos do resto do País, pois os poderes de boa parte do Estado não disponibilizam seus gastos.
O Vereador Pelé deu um exemplo de processo licitatório para a contratação de uma empresa de Higienização em Cedro (PE), segundo o Vereador, "corria" na cidade uma história sobre uma divida que seria paga com essa licitação no valor de 70 mil, mas quando foi aberta a licitação para outras empresas o valor caiu para 35 mil. O Vereador disse que na questão de licitação o combate já está mudando.
A união das Ongs é para o fortalecer um movimento maior, o Sertão Justo, vai da apoio as Ongs locais e busca força por todo o sertão. O MSJ vai integrar mais de 300 mil pessoas no sertão central. As cidades de Belmonte, Parnamirim, Mirandiba, Serrita, Salgueiro, Cedro já confirmaram a integração ao grupo. A sede será em Salgueiro (PE), cidade polo e central da região.
ACOMPANHE MAIS DETALHES DA REUNIÃO DO MSJ NA TV DIÁRIO CEDRENSE COM MAIS FOTOS E O VÍDEO DO ENCONTRO - CLIQUE AQUI
Nenhum comentário :
Postar um comentário