domingo, 25 de maio de 2014

Criança de Juazeiro do Norte é vice-campeã em festival de sanfoneiros na Bahia

O som do fole da sanfona embalou a noite do público que compareceu em massa para a decisão da 7ª edição do Festival de Sanfoneiros, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O concurso esquentou o clima para as comemorações juninas que invadem o interior do estado nesse período do ano.

Ainda na primeira fase, de seleção dos finalistas, o concurso atraiu competidores de várias cidades baianas e estados como Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a possibilidade de enviar uma composição gravada em mídia, pelo serviço dos Correios, o concurso reuniu exatamente 59 sanfoneiros. “A divulgação começa três meses antes da decisão”, lembrou Selma Oliveira, diretora do Cuca.

Para a organizadora do evento, o Festival foi pensado como forma de manter viva a tradição da música nordestina. “Representa o esforço da Universidade em manter e alimentar um projeto político-cultural voltado á cultura nordestina e também o projeto de formação de platéia, que é um dos objetivos do Cuca”, ressaltou Oliveira.

Dividido em duas categorias – até oito baixos e acima de doze baixos – o concurso contou com oito concorrentes em cada modalidade nesta fase final. Um dos competidores, da longínqua Maracanaú, na metrópole de Fortaleza, capital do Ceará, a 1.060 km de Feira, Joais Viana da Silva, comentou a importância do Festival. “Vocês são privilegiados por terem um concurso como esse. No Ceará não tem, por isso vim para cá”, contou o sanfoneiro.

Fã do falecido e homenageado Dominguinhos e sanfoneiro profissional há cinco anos, Leandro Conceição Aquino, 22, da cidade de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, disse que a paixão pela sanfona começou ao ver ídolo tocar o instrumento. “Meu avô tocava um violão, mas me apaixonei pela sanfona e pressionei minha mãe a comprar uma. Era bem pequena mas aprendi”, lembrou o jovem que não se importa em competir. “Gosto de estar junto nas festas”, comentou Leo da Sanfona, que pela segundo vez participa do Festival.

O resultado final foi acompanhado de muita euforia no Auditório Central da UEFS, após a apuração dos votos do júri técnico. Na categoria oito baixos venceu um feirense: em primeiro lugar Luiz Gonçalves de Andrade; em segundo, Godealdo de Jesus (Riachão do Jacuípe-Ba) e em terceiro, Deusdeth Ezequiel dos Santos (Euclides da Cunha-Ba). Na categoria Júri Popular, o mais votado pelo público foi Deusdeth Ezequiel dos Santos, conhecido como “Rato Branco”.

Para a sanfona acima de doze baixos, venceu Kenned Romário Gonçalves Rodrigues (Uauá-Ba); em segundo, Cícero Paulo Ferreira Feitosa (Juazeiro do Norte-CE) e o terceiro, Joais Viana da Silva (Maracanaú-CE). O público elegeu como seu favorito Kenned Romário Gonçalves Rodrigues. Antes da divulgação do resultado, o público apreciou um show à parte do poeta, violeiro e “contador causos” Xangai.

Além de troféu, o Festival distribuiu mais de R$ 25 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria e os vencedores do Júri Popular.

Fonte: Folha do Estado da Bahia

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...