Uma organização formada por lideranças políticas e comunitárias de Cedro, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), promoveu uma ação de distribuição de alevinos (filhotes de peixes) nas comunidades rurais da capital do milho. Foram lançados, cuidadosamente, 30 mil alevinos de Tambaqui nos açudes e barreiros da zona rural do município.
De acordo com a o Vereador Aldenir Santos (PT), o “Pelé”, que esteve nas comunidades, a opção pela espécie Tambaqui foi uma recomendação da CODEVASF. Ele também falou da importância da ação: “Os agricultores estão com seus açudes com água, mas não tem por parte da Prefeitura uma política de geração de renda e sustentabilidade. Nossa interferência é pela permanência das famílias nas suas propriedades rurais. Dessa forma fizemos uma parceria com a CODEVASF para essa atividade, por entender que o peixamento é uma importante forma de divulgar conceitos de educação ambiental com foco na interdependência entre conservação da biodiversidade, qualidade de vida e economia local”, finalizou.
Para o agricultor e dono de barreiro, no Sítio Gameleira, o senhor Joaquim Ângelo, a distribuição desses alevinos é uma forma de manter os açudes com a sua função primordial, que é de salvar as vidas. “Esses peixes quando tiver grande servir pra o consumo e pra as famílias ganhar um tustãozinho. É uma coisa boa de mais essa ação”, completou.
Foi solicitada um total de 120 mil alevinos para contemplar todas as associações inscritas no planejamento da equipe organizadora, que fez reuniões e visitou as comunidades rurais para fazer a demanda junto a CODEVASF. “Já foi atendida uma parte de 30 mil e em breve estaremos fazendo a distribuição de outros alevinos, que é sem dúvida uma alternativa econômica importante para a população, para o desenvolvimento da piscicultura familiar e da pesca artesanal”, afirmou João Bosco Nogueira, um dos integrantes do grupo que promoveu a atividade.
Nenhum comentário :
Postar um comentário