
Entre os nomes divulgados, 16 postulantes tiveram as candidaturas impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral. Outros cinco registraram a candidatura pelo PSOL e o partido entrou com pedido de impugnação com o argumento de que os candidatos não foram escolhidos durante a convenção do partido.
O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro Pereira de Meneses (PR) desistiu de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele teve a candidatura impugnada pelo MPE por causa das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O deputado estadual José Maurício Cavalcanti (PP), que teve a candidatura à reeleição questionada por doações de campanhas anteriores acima do limite permitido, também consta na lista da instituição.
O presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), deputado estadual José Tarcísio (PTB), foi outro que ultrapassou o limite das doações. Malba Lucena (PTC) poderá ser excluída da eleição, pois responde por abuso de poder quando era deputada estadual.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pessoas físicas podem doar até 10% do rendimento bruto contabilizado no ano anterior ao da eleição. Já pessoas jurídicas poderão doar até 2% do faturamento bruto. A terceira opção é que o candidato poderá utilizar em favor de sua própria campanha eleitoral o valor equivalente a até 50% do seu patrimônio informado à Receita Federal, relativo ao exercício anterior ao do pleito (no caso, 2013).
Outra candidata que pode ficar fora da disputa de deputado estadual é a ex-vice-prefeita de Brejo da Madre de Deus Clarice Correa (PP). Eleita em 2012, ela foi cassada junto com o então prefeito da cidade, José Edson, por abuso de poder econômico e político.
Segundo o TRE, as decisões devem ser divulgadas até o início de agosto, até lá os candidatos podem continuar com as campanhas. Em Pernambuco, foram feitos 736 registros de candidaturas, sendo 170 de deputados federais e 537 de estaduais.
Fonte: Portal PE10
Nenhum comentário :
Postar um comentário