quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cine Sesi passa por Parnamirim e Bodocó no próximo fim de semana

cinesesiO projeto Cine Sesi Cultural volta a Pernambuco com a proposta de levar cinema de qualidade a 40 cidades do interior do Estado. Nas cidades de Bodocó e Parnamirim as apresentações serão realizadas no próximo fim de semana, na sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31), com acesso gratuito.
“É um trabalho de resgate do cinema e de formação de plateia”, destaca a idealizadora e diretora do projeto de democracia cultural, Lina Rosa Vieira. A ação está completando 14 anos em 2015.  “E em muitas dessas cidades, as pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez”, completa Lina.
A diretora explica que é uma tarefa árdua, porque o processo de extinção das salas de projeção de rua foi devastador. Os motivos para isso são variados, como a expansão da TV aberta ao longo das décadas de 70 e 80, o VHS (que já está praticamente extinto) e o DVD. Mais recentemente a chegada da TV por assinatura e até questões de segurança pública, fazendo com que as pessoas prefiram ficar em casa.
Lina Rosa reconhece que esse processo também aconteceu nas capitais, mas os shopping´s acabaram se tornando uma alternativa. “Praticamente não há mais cinemas de rua nas capitais. As pessoas passaram a optar pelas salas dos centros de compra”, afirma.
Da redação do Blog Alvinho Patriota

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...