sexta-feira, 8 de maio de 2015

Polícia Federal realiza operação contra a corrupção na Secretaria de Educação de Araripina

Operação batizada de “Paradise” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (07) pela Polícia 03Federal, tendo como alvo a Secretaria de Educação do município de Araripina, resultando na prisão de 25 pessoas acusadas de desviar recursos públicos da pasta. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na secretaria e residências dos acusados.
Investigações descobriram uma organização criminosa que se instalou na secretaria, para utilizar recursos desviados da construção de escolas, quadras poliesportivas e creches, de verbas do Ministério da Educação.
A operação recebeu o nome de “Paradise” em alusão a um condomínio fechado chamado Paraíso, que está sendo construído na cidade por um dos investigados. Em 2013 foram iniciadas as investigações, que revelaram que há um acordo entre os licitantes para fraudar as licitações, já que pela análise dos quadros societários das empresas licitantes e vencedoras, há empregados domésticos e parentes dos principais envolvidos. Também foi verificada a concessão de descontos padrões nas ofertas realizadas, típico de quem realmente não está disputando.
Depois de vencer a licitação, com o contrato assinado, não é a empresa vencedora que executa a obra, mas sim os parentes de um determinado político do governo municipal. Ainda foi verificado o não pagamento dos encargos sociais; as obras se protraem no tempo, no intuito de se conseguir mais e mais aditivos; bem como serviços que não são executados, mas são pagos, algumas vezes pagos em duplicidade.
As prisões foram realizadas nos municípios de Araripina-PE, Juazeiro do Norte-CE, Jaicós-PI e Assaré-CE. Participam da operação mais de 200 policiais federais e fiscais da Controladoria Geral da União (CGU). Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para serem interrogados. Os acusados serão indiciados de acordo com seu grau de participação no esquema criminoso.
Da redação do Blog Alvinho Patriota

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...