segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mais da metade da população rural do mundo não tem serviços de saúde

Menino pastor em Qunu, África do Sul, em 26 de junho de 2013Mais da metade da população rural do mundo carece de serviços de saúde, um percentual que chega a 80% em regiões como a África, afirma um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicado nesta segunda-feira.
"Estes resultados são chocantes", declarou a coordenadora de políticas de saúde da OIT, Xenia Scheil-Adlung, durante a apresentação do relatório, que inclui dados de 174 países.
O estudo mostra que 56% das pessoas que vivem em zonas rurais estão excluídas dos serviços de saúde básicos, enquanto nas áreas urbanas o número cai a 22%.
África e América Latina são as duas regiões com maior falta de profissionais de saúde.
"A ausência de cobertura legal, a insuficiência de funcionários, um financiamento mal adaptado (...) criaram desigualdades que podem colocar vidas em perigo", disse Scheil-Adlung.
O relatório revela que existem grandes disparidades no acesso à saúde entre zonas rurais e urbanas, um problema que é mais marcante nos países em desenvolvimento.
Além disso, o estudo mostra que, apesar do direito à saúde estar garantido por lei em muitos países, os habitantes das zonas rurais geralmente são excluídos da cobertura porque a legislação não se aplica a nível regional.
"Temos que assegurar que todos estejam incluídos na legislação e que as pessoas não tenham que esperar a chegada de uma fundação como a de Bill Gates para dar dinheiro", afirmou Scheil-Adlung.
Isabel Ortiz, diretora do departamento de Proteção Social da OIT, ressaltou que os investimentos em saúde nas áreas rurais têm importantes retornos econômicos e sociais.
Via Yahoo Notícias

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...