terça-feira, 27 de agosto de 2013

TERCEIRA GUERRA MUNDIAL SE APROXIMA?: Provável ataque à Síria provoca nervosismo no mercado mundial

A possibilidade de ampliação da gerra civil na Síria causou nesta terça-feira (27) grande nervosismo nos mercados internacionais. As bolsas de valores registraram perdas. Na Europa, houve queda de 2,42% em Paris e de 2,28% em Frankfurt. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones também fechou no vermelho, em -1,14%. Em São Paulo, a Bovespa caiu 2,60%.
Os investidores temem que o acirramento do conflito na Síria afete os negócios. O economista Alexandre Schwartsman lembra que em situações como esta aumenta bastante a procura por títulos americanos. “Como não se sabe muito bem, tem um risco de alguma coisa dar errado, as pessoas vão buscar naturalmente os ativos que sofrem menos caso alguma coisa dê errado, um comportamento de precaução que é bastante natural num momento como esse”, diz.
Quem trabalha nas mesas de operação negociando ações ou moedas, por exemplo, está o tempo inteiro atento às telas tentando antecipar o que irá acontecer no mercado. Uma aposta certa significa ganhos e o contrário causa perdas. Por isso, no Brasil a tensão externa se transforma mais rápido em atitude. No caso, a compra ou venda imediata de ativos.
A expectativa de um ataque também fez disparar o preço do petróleo no mercado internacional, que chegou a US$ 115,00 o barril. “Um conflito mais sério acontecendo na questão da Síria pode levar a uma redução ou até mesmo uma parada geral da produção de petróleo, que deve gerar escassez e, por isso, jogar o preço lá para cima. Então, eles já estão antecipando esse tipo de movimento”, diz Raphael Figueredo, analista de mercado.
Fonte: G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...