segunda-feira, 14 de abril de 2014

Governador de PE "esquece" Campos, elogia empenho federal e dedica chuva a Dilma 60


O governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), ignorou, em discurso nesta segunda-feira (14), o nome do seu antecessor -- o presidenciável Eduardo Campos (PSB) -- e foi só elogios à presidente Dilma Rousseff (PT). O governador chegou a dedicar a chuva que caia no momento à presidente. "Essa chuva que chega aqui no Nordeste hoje é em sua homenagem, presidente, e a dos trabalhadores", disse.

Em Pernambuco, a presidente participa da cerimônia alusiva à viagem inaugural do navio Dragão do Mar e do batismo do navio Henrique Dias, no Estaleiro Atlântico Sul. À tarde, no mesmo momento em que Eduardo lança pré-candidatura, Dilma vai a Serra Talhada (a 413 km do Recife) para inaugurar a 1ª etapa e a ordem de serviço da 2ª etapa da Adutora Pajeú e para o lançamento do edital do Ramal do Agreste.
O governador também agradeceu o empenho de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Estado e afirmou que o desenvolvimento de Pernambuco tem relação com o governo federal.

"Em nome do povo pernambucano quero agradecer o empenho da senhora, como ministra, do presidente Lula. E quero dizer que sempre recebemos a senhora com muita alegria, muita honra. Continue com a trajetória de investimentos, mais empregos e melhor qualidade de vida. Boa sorte à senhora", disse.
Lyra Neto também elogiou os investimentos na indústria naval, que trouxe empregos a Pernambuco. "Em 2003, o presidente Lula disse que tínhamos de ter nossa indústria naval e de reverter e gerar emprego aqui, como estamos fazendo", afirmou.

Os investimentos no Complexo Industrial de Suape também foram lembrados. "De 2007 até hoje foram investidos mais de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 1,5 do governo estadual e o restante do governo federal. Além disso, temos financiamentos que proporcionou os mais diversos organizamos. Aqui [em Suape], nós estamos 105 indústrias já funcionando e 45 em implantação. Pernambuco se inseriu no contexto indústria", afirmou.

Aproximação com Dilma

A visita de Dilma ao Estado fez com que Lyra Neto deixasse de ir a Brasília prestigiar o lançamento da pré-candidatura do ex-governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência. Desde a saída de Campos do Executivo pernambucano, no último dia 4, o novo governador mandou recados claros ao governo federal pela reaproximação.

Na última quinta-feira (10), Neto recebeu comitiva do governo federal em Salgueiro (a 513 km do Recife). No site oficial do governo, ele afirmou sua gestão "vai fortalecer o relacionamento institucional entre os Governos Estadual e Federal." A declaração foi dada com a presença dos ministros Miriam Belchior --do Planejamento, Orçamento e Gestão-- e Francisco Teixeira --da Integração Nacional.

Quatro dias antes, no seu primeiro ato como governador, Lyra Neto disse que o PIB (Produto Interno Bruto) de Pernambuco cresceu mais de 100% em dez anos e citou que o avanço se deve, além do governo Campos, aos investimentos de Lula e Dilma no Estado.

Segundo informações de bastidores, Lyra Neto estaria com o clima estremecido com Campos por ter sido preterido na disputa pelo governo do Estado. O PSB escolheu o ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara como candidato à sucessão estadual.

Via UOL

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...