No dia 10/09/13, por volta das 19:00 horas começa uma audiência publica muito esperada pelos funcionário da categoria, onde ia se discutir vários temos e sobre a saúde da Cedro. A reunião começou com a apresentação da plenário que foi formada com o Presidente da Câmara Valgeânio , Prefeito Neguinho, com a Vereadora e Primeira Dama e Presidenta do Sindicato dos Funcionários de Cedro-PE Marly e Representantes da Saúde do Regional e do SUS. A audiência começou com o primeiro secretário da Câmara o Vereador Pelé que fez uma leitura dos motivos do encontro e mostrou algumas provas e um desabafo e revolta de um cedrense.Após as apresentações e abertura uma das representantes do SUS fala da importância do Sistema Único de Saúde e reforçou a luta do programa para ajudar o povo.
O Prefeito Neguinho também fala da dificuldade que o município estar enfrentando e diz mais uma vez se os Vereadores estivessem votado a favor do fundo municipal a cidade hoje estaria com mais investimentos na saúde. O Presidente da Câmara Valgeânio falou dos motivos que levaram os funcionário a pedir a audiência, entre os principais motivos o plano de cargos e carreiras e insalubridade. O vereador Chicão também deu sua opinião sobre a audiência e em um dos seus comentários disse: "nunca vi rico morrer no SUS", onde foi muito aplaudido pela população presente que mais uma vez estava em bom número. A secretária de saúde e a Vereadora e Primeira Dama e Presidenta do Sindicato dos Funcionários de Cedro-PE Marly Quental também falaram e reforçaram a união nos trabalhos. Na fala do Vereador Zé de Benga os nervos se algumas pessoas e funcionários presentes não gostaram de comentários feito pelo Vereador a respeito do Prefeito, pois eles questionaram o desvio do temo presente, a PM foi chamada e alguns funcionaram saíram da plenário.
Depois de confusão a reunião continuou, mas sempre em alguns momentos de fala os reais motivos da audiência foram deixados de lado e o encontro se perdeu. Funcionários da saúde também falaram por vários momentos e cobraram explicações do Prefeito sobre os salários e condições de trabalho e as condições horríveis que se encontra a unidade de saúde do município. Um ponto bastante questionado pelos funcionários que fazem parte do sindicato foi a respeitos do dinheiro da produtividade, que segundo o funcionário que fez leitura dos documentos apresentados, a prefeitura há muitos anos estava sendo desviados para outros fins. Pessoas do povo presente falaram do caos do SUS e do sistema de saúde e disseram: "A senhora não leva seus filhos para o SUS", se referindo a Representante da Regional presente, e segundo ela, "Já levei sim minha família ao SUS".
Mais funcionários fizeram reclamações onde queriam respostas do Prefeito a respeito de pagamentos. A audiência continua e por outras vezes fugiram do assunto em discussão e por isso funcionários acharam melhor marca outra audiência, mas dessa vez com com as partes interessadas. Segundo informações uma Próxima reunião será marcada do dia 20 para frente, mas dessa vez seria no Sindmusc, mas funcionários se opuseram e a reunião ficará mesmo na Câmara.
Vejam em DETALHES os Vídeos Exclusivos da Audiência e mais Fotos do Evento.
Nenhum comentário :
Postar um comentário