terça-feira, 5 de maio de 2015

Secretaria de Saúde de PE confirma primeira morte por dengue de 2015

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou que um homem morreu vítima de dengue, na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. Esta é a primeira morte provocada pela doença confirmada no estado neste ano de 2015. Mas, segundo a secretaria, outros 16 óbitos suspeitos estão sendo investigados. Desde o início do ano, já foram confirmados mais de 6 mil casos de dengue em Pernambuco, o quinto estado com maior número de casos do Brasil.

O boletim emitido pelo Governo Estadual na segunda-feira (4) informa que, desde o início do ano, foram notificadas 18 mortes suspeitas de dengue. Uma delas foi descartada no Recife e outra confirmada no Paulista nesta semana. Sobre a vítima, a Secretaria de Saúde informou apenas que se tratava de um homem de 37 anos. Procurada pelo G1, a prefeitura do Paulista informou que a morte foi notificada em 15 de abril na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Jardim Paulista.
Por meio da assessoria de comunicação, a Prefeitura também informou que o caso começou a ser investigado porque o atestado de óbito se apresentava “confuso”, sem a causa da morte. Mesmo antes da confirmação, emitida nesta segunda pelo Governo Estadual, a administração municipal disse ter intensificado o combate aos mosquitos transmissores da doença na cidade, sobretudo na localidade em que a vítima fatal residia: Paratibe.
Apesar de a morte ter ocorrido no Paulista, a cidade não está na lista de municípios com os maiores números de notificações do estado. Segundo a Secretaria de Saúde, lideram a relação as cidades do Recife (7.323 casos), Camaragibe (1.855), Jaboatão dos Guararapes (1.526) e Goiana (1.062). Somente esses quatro municípios somam 11.678 notificações. Ou seja, 38,29% do total. Mesmo assim, apenas cinco dos 16 óbitos em investigação foram notificados nessas cidades: dois no Recife e três em Jaboatão dos Guararapes.
Ao G1, a Secretaria de Saúde informou que os outros óbitos suspeitos foram notificados nas cidades de Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Vitória, Machado, Nazaré da Mata, Surubim, Cortês, Lagoa dos Gatos, Bonito, Sairé e Macaparana. Ou seja, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto na Zona da Mata e no Agreste do estado. Apenas o Sertão não há mortes suspeitas.
No boletim emitido na segunda-feira, o órgão informou que 30.501 casos de dengue foram notificados em Pernambuco entre 1º de janeiro e 25 de abril de 2015. Desses, 6.289 foram confirmados em 179 municípios diferentes. Os números representam um aumento de 469,90% em relação ao mesmo período de 2014. No ano passado, foram 5.352 notificações e 2.076 confirmações. Ainda nesse período, houve a notificação de 23 óbitos suspeitos. Dezenove deles foram confirmados.
Fonte: G1 PE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...